Tendências em tecnologia na área da saúde

Rodrigo

Rodrigo

Diretor responsável do Marketing MedStaff

Inovação somente nos cuidados assistenciais?

Ao longo dos últimos anos acompanhamos o desenvolvimento da tecnologia na área da saúde; eu sou do tempo em que ainda se levava livro para o plantão para consulta, caso fosse necessário. Hoje, certamente, todos esses livros foram substituídos por aplicativos e por pastas compartilhadas “em cloud” com resumos e dicas para o plantão.


Não é segredo nenhum que a tecnologia vem cada dia mais revolucionando a saúde em um ritmo acelerado, trazendo avanços para os cuidados assistenciais; promovendo, inclusive, o envolvimento ainda maior do paciente e de seus familiares nos cuidados prestados. Porém, não somente os cuidados assistenciais vêm sendo transformados; direta e indiretamente, a gestão dos serviços de saúde também têm sido impactados.


Essas mudanças, em sua maioria, vêm promovendo novos modelos de atendimento e de gestão com intuito de promover a tão sonhada melhoria contínua, impactando na qualidade e segurança de assistência, assim como otimizando os custos e também personalizando o cuidado ao paciente (VBHC).
Aqui estão alguns dos avanços que encontramos no nosso dia-a-dia:

1.⁠ ⁠Inteligência Artificial e Machine Learning nos Cuidados Assistenciais
A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel super importante na assistência médica; hoje vemos IAs que nos ajudam desde diagnósticos por imagem até o desenvolvimento de algoritmos preditivos para a tomada de decisão clínica.
Exemplo de ferramenta: IBM Watson Health

2.⁠ ⁠Telemedicina e Monitoramento Remoto
A telemedicina, que vinha numa crescente antes da pandemia, teve seu desenvolvimento acelerado. Hoje, sabemos que consultas virtuais, acompanhamento remoto de pacientes crônicos e monitoramento em tempo real de sinais vitais permitem um cuidado mais eficiente, reduzindo internações desnecessárias e facilitando o acesso à saúde, especialmente em regiões remotas.
Exemplo de ferramenta: Teladoc Health

3.⁠ ⁠Automação e Processos Inteligentes na Gestão
Na área gerencial, a automação está permitindo a otimização de processos administrativos, como autorização de procedimentos, auditoria de contas médicas e gestão de recursos hospitalares.
Exemplo de ferramenta: UiPath
4.⁠ ⁠Modelagem Preditiva para Gestão de Leitos e Fluxo Hospitalar
O uso de algoritmos de otimização e simulação está ajudando a prever a demanda por leitos hospitalares e melhorar a gestão do fluxo de pacientes.
Exemplo de ferramenta: HeMet

As tendências tecnológicas na saúde estão transformando a forma como os cuidados são prestados e como os serviços são gerenciados. Há quem ainda diga que investimento em tecnologia é custo…mas será mesmo?! Sob a minha óptica, investir em tecnologia hoje para as instituições de saúde não é apenas uma questão de modernização, mas uma necessidade estratégica para garantir a sustentabilidade, competitividade de mercado e de excelência dos serviços prestados.

As mais recentes:

Comente o que achou:

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Enviar uma mensagem
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?